Grupo

Alessio, Diana, Juan e Mirella

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANELÍDEO


O filo Anelídeo é um dos mais complexos, sendo ele composto por minhocas e sanguessugas, entre outros. Eles são invertebrados de corpo alongado, segmentado e mole. Os animais deste filo apresentam o sistema digestório completo além de um sistema circulatório fechado. Eles tem o corpo cilíndrico revestido por anéis, a origem do nome do filo. No primeiro anel encontra-se a boca, e no último o ânus.
Os anelídeos podem ser encontrados geralmente em água doce, mares, oceanos ou em terra úmida. Sua respiração é cutânea, ou seja, acontece pela pele que é fina e úmida. A reprodução dos animais deste filo, pode ou não ser sexuada, e na maioria dos casos os anelídeos são hermafroditas pois tem os dois sistemas reprodutores.
Os anelídeos podem medir desde centímetros até dois metros e podem ser parasitas ou de vida livre. Os parasitas se alimentam de seus “hospedeiros”, e os de vida livre se alimentam de seres vivos do ambiente ao seu redor.




 A minhoca é um ser vivo muito importante para a agricultura, pois perfura o solo permitindo uma melhor infiltração de água e tornando-o arejado. Além disso a minhoca aduba o solo ingerindo terra e matéria orgânica.



2 comentários:

  1. Oi, pessoal.

    Ficaram bons os textos. Vocês podem postar mais imagens para ilustrar melhor o trabalho?

    Graciete

    ResponderExcluir